quarta-feira, 16 de maio de 2018

Na sala de Aula...

Caros leitores, iremos relatar a vocês da experiência que tivemos, de esta em uma sala de aula, e poder em tão pouco tempo de estudo, como futuras educadoras que seremos, ministrar uma aula em uma turma com 34 alunos, todos com muito gás (fôlego) para aprender. Crianças que ainda estão a engatinhar nos estudos, mas que nos deixou a impressão de que sabem muito mais do que aparentam, (nos surpreenderam), quando paramos para escutar o que cada um tinha nos ensinar, pois, levamos das nossas aulas de TIC que o professor e o educador precisa estar em uma linha horizontal de conhecimento e aprendizagem, que existe o colaborador e o participante, e não o professor e aluno.
Começamos a aula nos apresentando, as crianças eram bastante carinhosas e logo deixaram o professora de lado, e se tornaram em tão pouco tempo íntimas nos chamando então de  tias (mesmo explicando a eles que não somos tias). Eles também se apresentaram e com isso pudemos conhecê-las um pouco mais. Como o assunto dado já foi passado pela professora ,e segundo o método de ensino utilizado pelo escola e repassado pelo órgão educacional do município (livro IAB- instituto alfa e beto), todos os assuntos são dados a primeira vez e revisados ao fim do período que o grupo de assuntos programados for encerrado. Revisamos sobre o assunto sufixo, perguntamos aos alunos o que cada um lembrava sobre aquele respectivo conteúdo e cada um saiu nos dando exemplos de palavras que tinha sufixo, como: Beleza, terreiro, interessante, jogador e etc… Então começamos a refrescar suas mentes com o conceito, e eles também começaram a nos ajudar com o que lembravam sobre, fizemos slides bem com temas bem divertidos para prender a atenção dos mesmos, e tivemos sucesso, pois as crianças nunca haviam tido uma aula semelhante aquela, e todas acharam muito legal e prestaram bastante atenção em cada relance de animação com a informação repassada para eles.
Ficamos um tanto pasmas como a tecnologia que escolhemos, foi tão vindoura, e surtiu um efeito além do esperado pois, nos deparamos frequentemente com essas tecnologias e as vezes achamos monótono estudar por slides, mas como era algo novo para os alunos que estão reféns da educação tradicional, observamos que fora uma experiência extraordinária  (quase de outro mundo), para os mesmos, e nos deixou extremamente satisfeitas, pois conseguimos facilmente expor junto a eles o assunto e mais, obtivemos atenção total da turma, pois, ouvimos da professora que a turma era bastante agitada e que precisávamos ter pulso suficiente, e não poderíamos hesitar de forma alguma. Não precisamos de nada disso, pelo contrário os alunos nos ajudaram e nos ensinaram muito sobre o tipo de educadora que devemos ser no futuro. Estimulá-los, sem precisar pressioná-los de forma que os mesmos apenas decorem sobre o conteúdo e não aprendam de fato o assunto, mecanizando a educação, nos fez observar que esse sistema de ensino, já foi ultrapassado, hoje as tecnologias dominam a educação e nós como estudantes precisamos tomar como exemplo o que vimos nas escola, para não nos acomodarmos, a queremos inovar sempre para que os alunos tenham prazer em aprender, em buscar conhecimento.
Levamos para avaliar os alunos, uma atividade que elaboramos a pouco, que vocês leitores poderão ver a algumas postagens anteriores... Fomos desafiadas pelo professor, a transformar um game digital em um jogo analógico. Realizamos a mesma atividade em nossa aula, fizemos um tipo de caça palavras, onde os alunos deveriam formar palavras com sufixo e identificá-los logo após, a sala foi dividida. (As crianças escolheram dividir-se em dois grupos, meninas e meninos, nos falaram que era melhor dessa forma, então aceitamos a decisão dos mesmos). Iniciamos o jogo, as crianças logo formaram, sem muitas dificuldades as palavras, as meninas terminaram primeiro e logo após os meninos. Levamos as palavras ao quadro e cada um identificou o sufixo nos confirmando que o assunto foi com eficiência fixado e absorvido pelos mesmo. findamos a aula, com gostinho de saudades, cada aluno carinhosamente expôs suas opiniões sobre a aula, o que acharam. nos responderam com tanta satisfação que gostaram da aula, que até nos perguntaram se no próximo dia (terça) iríamos voltar para dar uma nova aula, quando respondemos que não, lembrando-os quando falamos lá no início na nossa apresentação que estávamos ali, provisoriamente, especificamente para dar apenas uma aula e que como eles éramos alunas, eles logo nos responderam dizendo que não vêem a hora de sermos professoras de verdade, para darmos aula, e então poderem estar conosco na sala de aula, explicamos que isso iria demorar um pouco, mas que com certeza seríamos as mesma professoras que fomos naquele dia, naquela aula. Deixamos a sala com uma foto tirada por uma das alunas ( não podíamos fazer nenhum registro sobre a aula, pelo fato de não termos autorização dos pais das crianças que são menores), que guardou como recordação este dia, e que também nos deixou muitas marcas positivas, e que como falei mais acima, nos ensinou muito sobre como deve ser nossa didática.
Esperamos que neste pequeno relato, que deixamos aqui, possa externar a todos o prazer que tivemos em estar em uma sala de aula, e o quanto nos confirmou a vocação pelo ensino.

Amanda Loyse e Iasmyn Bianca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na sala de Aula...

C aros leitores, iremos relatar a vocês da experiência que tivemos, de esta em uma sala de aula, e poder em tão pouco tempo de estudo, como...